Pular para o conteúdo

Dai-me a vossa graça, meu Senhor – [ São Thomas More ]

15/11/2012

DAI-ME A VOSSA GRAÇA, meu Senhor, para ter o mundo em nada. Para ter minha mente bem unida a vós e não depender das censuras dos outros. Para estar contente na minha solidão. Para não ansiar por companhia mundana;

Para que pouco a pouco me desprenda por inteiro do mundo e liberte a minha mente de todas as suas idas e vindas. Para que não anseie ouvir falar de coisas terrenas e, pelo contrário, ouvir essas fantasias se me torne desagradável.

Para que pense em Deus com alegria e implore ternamente a sua ajuda. Para que me apoie na fortaleza de Deus e me esforce com denodo por amá-lo. Para que conheça a minha própria miséria e vileza, para que me humilhe sob a mão poderosa de Deus.

Para que deplore os pecados da minha vida; e, para purificá-los, sofra com paciência a adversidade. Para carregar com alegria o meu purgatório na terra; para alegrar-me nas tribulações.

Para percorrer a senda estreita que conduz à vida, para levar a cruz com Cristo; para ter presente os novíssimos. Para ter sempre diante dos meus olhos a minha morte, cada vez mais próxima. Para não fazer da morte uma figura estranha, para vislumbrar e pensar sobre o fogo eterno do inferno.

Para pedir perdão antes que o Juiz chegue, para ter sempre presente a paixão que Cristo sofreu por mim. Para dar-lhe graças sem cessar pelos seus benefícios; para redimir o tempo que perdi; para abster-me de vãs conversas; para fugir de toda alegria frívola e tola; para cortar toda a recreação desnecessária.

Para ganhar Cristo, e para isso ter em nada de nada a perda a fortuna, dos amigos, da liberdade, da vida e de tudo. Para ter os meus piores inimigos como os meus melhores amigos; pois os irmãos de José nunca lhe teriam feito tanto bem com o seu amor e favor como fizeram com o seu ódio e maldade.

_____ [ Meditação espiritual escrita por São Thomas More, enquanto estava preso na Torre de Londres – 1534-1535 ].

morestjohnbaptist

From → São Thomas More

Comentários encerrados.